próximos eventos
setembro | outubro
05 / setembro > 09.30 > 19.00
ANIVERSÁRIO
Vamos celebrar o nosso primeiro ano
A Semente Cresceu
Andamos a preparar um dia muito especial. Para o dia em que celebramos 1 ano, estamos a preparar um programa focado em algumas das vertentes de atuação da Semente: Acolhimento, Criação, Diálogo, Educação, Encontro e Experimentação. Várias sessões e vários convidas/os.
EVENTO INTEGRADO NO CU.CO | 2º ENCONTRO DE
JORNALISMO CULTURAL DE COIMBRA
CU.CO
2º ENCONTRO DE JORNALISMO CULTURAL DE COIMBRA
O Encontro de Jornalismo Cultural de Coimbra (Cu.Co) volta a marcar a agenda cultural de Coimbra entre os dias 3 e 7 de setembro. A segunda edição do encontro, promovido pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra e com a curadoria de Rui Miguel Abreu, reúne jornalistas, críticos, artistas e programadores para discutir os desafios do jornalismo cultural na atualidade. O programa decorre em vários espaços da cidade de forma a evidenciar a riqueza da oferta cultural de Coimbra. O encontro foca-se nas artes visuais contemporâneas, no cinema e no património cultural imaterial, em diálogo com a música e a sua preservação. O objetivo é claro: refletir sobre o papel dos órgãos de comunicação social na divulgação da oferta cultural e dar visibilidade ao trabalho dos agentes culturais de Coimbra.
05 / setembro > 09.30 > 10.15
CAFÉ DA MANHÃ | CU.CO 2025
com Padaria Brutalista - Patrícia Miguel Dias
Café e Pão com História
Vamos conhecer melhor o projecto BRUTA, a que Patrícia Miguel Dias tem dedicado os seus últimos anos. A Patrícia modificou a sigla PIB – Pão Interno Bruto. «É um mapa de Portugal com tudo o que ainda existe. Coisas novas boas como padarias modernas artesanais ou padarias tradicionais. Os moinhos, as farinhas que ainda se podem comprar, os restaurantes que fazem o seu pão, etc.»
* exclusivo à delegação de jornalistas do CU.CO. e convidadas/os
05 / setembro > 10.30 > 12.00
RODA DE CONVERSA | CU.CO 2025
com Filipa Queiroz, Jorge Cabrera, Rafael Nascimento e Jornlaistas CU.CO.
Lugar que Escuta, Cidade que Germina
A roda de Setembro irá focar-se na ideia de CULTURA como uma prática social e uma linguagem transversal às pessoas que juntas procuram construir novos modelos de experimentação e fruição culturais, como parte integral da vida, tendo por base o primeiro ano de actuação da Associação Semente Atelier.
ENTRADA LIVRE
05 / setembro > 12.00 > 13.30
DJ ST | CU.CO 2025
com Rui Miguel Abreu
Entre Tanto…
Quase Meio-Dia
Antecedendo a pausa de almoço, hora e meia de um diálogo falado em discos e aperitivos com vista para o Rio Mondego.
Rui Miguel Abreu
Escreve sobre música desde 1989: passou pelo diário A Capital, pelo semanário Sete e agora assina textos na revista Blitz que, como se sabe, sai uma vez por mês. Está convencido que é esse o ritmo ideal.
ENTRADA LIVRE
05 / setembro > 13:30 > 15.00
ALMOÇO | CU.CO 2025
parceria com o Seminário Maior de Coimbra
Póvoa dos Reis
Ciência e Espiritualidade
Um almoço entre sabores e ciência, centrado na figura do Cónego Póvoa dos Reis, professor e investigador, com destaque no estudo das algas vermelhas, que foi responsável pela descoberta de dezenas de espécies e fundador de um herbanário especializado. * exclusivo à delegação de jornalistas do CU.CO. e convidadas/os
05 / setembro > 15.15 > 16.30
PERFORMANCE - OFICINA | CU.CO 2025
com Bernardo Nascimento, Gonçalo Parreirão e Inês Moura
A Matéria do Gesto
Este é o espaço do programa em que se juntam todas as vertentes de actuação da Semente (criação, diálogo, educação, experimentação e encontro). Três artistas, Bernardo Nascimento, Gonçalo Parreirão e Inês Moura, vão elaborar o cenário que servirá de palco a uma segunda ação performativa, por parte de quem quiser experimentar a linguagem do desenho como gesto de diálogo.
ENTRADA LIVRE - OFICINA ABERTA AO PÚBLICO
05 / setembro > 17.00 > 19.00
VISITAS AO ESPAÇO
Entre amigas e amigos
O mês de Agosto foi de muitas mudanças. Acima de tudo reforçámos o nosso compromisso para com o Seminário Maior de Coimbra e expandimos os nossos braços para cuidar também do exterior. As mudanças irão continuar a acontecer nos próximos meses, mas para já venham ver as reformas que fizemos no atelier e espreitar as novidades, enquanto contemplamos a paisagem.
ENTRADA LIVRE
25 /setembro > 18.30 > 20.00
POESIA > Lançamento de livro de Plínio Pacheco Oliveira por Ana Marta Caio
Cidades sob a Pele
“O livro é uma coletânea de poemas dividida em três capítulos: I “Espumas secas e vidas flutuantes”, que reúne poemas que exploram imagens mitológicas, subjetividades e paisagens simbólicas. II “Receituário”, com textos estruturados como “receitas”, propõe formas poéticas de abordar experiências do cotidiano e do imaginário. III “Cidades sob a pele”, apresenta cenários urbanos e interiores, mesclando elementos reais e metafóricos. (…)” pelo autor | ENTRADA LIVRE
11 /outubro > 18:30
AZAR Nº 7 > SUBSOLO Edições
Lançamento da revista | ENTRADA LIVRE
ESTES TEMIDOS CORPOS
Estes Temidos Corpos, featuring Maria José Cabral, Fernanda Drummond, Alice Almeida, Za Gallo, Simão Freitas, Ana Marques da Costa, Sofia Taipa, James Duško, Georg Heym, Time for the Oniric, Camila R. Duarte, Inez Pegado, Mag Rodrigues, Maria Sousa, Huda Fakhreddine, Andreia Pinho, Juliana Roseira, Guilherme Sota, Ju Oum, Tales Frey, Sebastião Casanova.
Outubro
WORKSHOPS E CURSOS
Descobrir mais
a cada recomeço…
A vida pede calma e que apenas em Outubro iremos recomeçar as actividade ligadas à educação e formação. Trazemos novidades e também por isso vamos aproveitar Setembro para fazer inscrições e esclarecer dúvidas sobre as novas propostas.
4 /outubro
PROSA > Lançamento de livro de José Vieira Lourenço por Isabel Calado
Caderno Diário
“A memória é uma ferramenta curiosa, talvez tão poderosa quanto frágil; precisamente por isso, precisa do amparo da mão humana. Precisa de registo. Agradece a escrita e, depois, há de deixar-se fruir pela leitura.” (in Prefácio por Maria Jorge Ferro)
“Caderno Diário reúne textos escritos entre 2003 e 2015. São reflexões fruto das vivências: das viagens, das leituras; das experiências familiares, sociais, profissionais. Podemos dizer que são notas soltas no tempo, com maiores ou menores intervalos, mas sempre datadas.” pelo autor | ENTRADA LIVRE
18 /outubro > 16:30
CONCERTO > COMBO CPJAZZ
Festival Jazz ao Centro
COMBO CPJazz
Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra > Este coletivo surge como forma de proporcionar experiências performativas, no âmbito do pequeno ensemble, aos alunos do curso profissional do Conservatório de Música de Coimbra. Quebrando as barreiras da disciplina de combo, estes alunos "enfrentam" o grande público, oferecendo o que de melhor têm vindo a aprender na sua jornada épica de descoberta do Jazz. | ENTRADA LIVRE